top of page

Repertório Antropofocus

O Antropofocus mantém em repertório cinco espetáculos. Clique na imagem e saiba mais.

Estreia: março de 2023

É a comédia do Antropofocus que satiriza a prática de atendimentos de plano de saúde privados com seus pacotes exclusivos (que só muito dinheiro pode comprar) e a brutal diferença de tratamento daqueles que não podem pagar pelo “luxo” de ter saúde. Com olhar crítico, o espetáculo explora a comicidade utilizando o recurso dramatúrgico do realismo fantástico, presente em diversas obras do repertório do Antropofocus. 

Links:

- Release do Espetáculo/ Fotos de Divulgação 📄

- Vídeo completo. sem edição 🎬

- Vídeo Teaser 🎥

Estreia: fevereiro de 2016

NO DIA SEGUINTE – A QUASE HISTÓRIA DA TEVÊ BRASILEIRA narra a fictícia estreia da tevê brasileira, onde a plateia torna-se o auditório de uma programação ao vivo de 1950. Ao longo do ato inicial, todos acompanham os bastidores da tevê e a sua programação variada: seriado enlatado americano, propagandas, telejornal e telenovela. O público acompanha tudo no palco e nos aparelhos de tevê espalhados pelo teatro, que recebem transmissão ao vivo - assim, podem distinguir o que é transmitido e o que realmente acontece no estúdio, propiciando uma sátira aos bastidores da TV. Ao final do dia de estreia, toda a equipe é surpreendida pelo fato de que será necessário fazer tudo outra vez NO DIA SEGUINTE, sendo que os programas não poderão ser reprisados e que a equipe não programou essa continuidade. A partir deste ponto, a equipe do estúdio repetirá os programas do dia anterior só que agora serão improvisados, tomando como base uma entrevista realizada com uma pessoa do público. Essa entrevista fará parte de um talk show, que marcará o início do Dia Seguinte da TV Anhangá (emissora fictícia da peça).

Links:

- Release do Espetáculo/ Fotos de Divulgação 📄

- Vídeo completo. com edição 🎬

- Vídeo completo. sem edição 🎬

- Vídeo Teaser 🎥

Estreia: novembro de 2008

Uma comédia sem falas, resultado da pesquisa do Antropofocus em fazer humor através do corpo e do som. O espetáculo apresenta quatro cenas curtas, sem que os atores digam uma palavra sequer. Todas as cenas do espetáculo acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: uma marquise num dia de chuva, um banheiro público, dentro de um ônibus. Lugares que parecem absolutamente “normais” mas que, dentro da linguagem do Antropofocus, acabam revelando situações fantásticas.

Links:

- Release do Espetáculo/ Fotos de Divulgação 📄

- Vídeo completo. sem edição 🎬

- Vídeo Teaser 🎥

Estreia: junho de 2015

HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS recebe esse nome pela proposta de buscar um olhar poético sobre as histórias do cotidiano, demonstrando que mesmo em algo aparentemente sem importância pode-se encontrar algo “extraordinário”. Por ser criada diante da plateia, a cena não se repete, é apenas para aquela noite, apenas aquela vez e o que o público assiste é inédito – inclusive, para os atores e técnicos do Antropofocus.

Links:

- Release do Espetáculo/ Fotos de Divulgação 📄

- Vídeo completo. sem edição 🎬

- Vídeo Teaser 🎥

Estreia: novembro de 2019

As pequenas corrupções que permeiam os dias das pessoas formam o pano de fundo do  espetáculo JUSTO HOJE!, que coloca no mesmo caldeirão as nobres e as nem tão nobres emoções que habitam um ser humano, no intuito de refletir, quiçá entender, o momento pelo qual o mundo passa. Figuras absolutamente cotidianas ganham, sob as luzes da ribalta, contornos nem sempre simpáticos ou agradáveis, a partir de um olhar sobre as relações estabelecidas em casa, na rua, no trabalho. “Nem mesmo uma tragédia parece capaz de tirar as pessoas do torpor que as impede de ver o outro com mais humanidade.

Links:

- Release do Espetáculo/ Fotos de Divulgação 📄

- Vídeo completo. sem edição 🎬

Histórico do Antropofocus

Criado por atores oriundos da Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR/FAP, o Antropofocus tem como premissa explorar a pluralidade de linguagens que existem na  comicidade.

As bases de estudo vieram de outros grupos de humor: o Monty Python (Inglaterra), com a liberdade da linguagem nonsense; o Les Luthiers (Argentina), com seus textos de humor refinado e jogos de palavras; o Asdrúbal Trouxe o Trombone (Brasil), pelo processo colaborativo de criação; os Parlapatões (Brasil) pela referencia de ser um grupo que pesquisa o humor no Brasil.


O Antropofocus com mais de 20 anos de atividades contínua de pesquisa em linguagem cênica sempre buscou novos desafios técnicos e artísticos a cada projeto, usando a improvisação teatral como ferramenta que possibilita, da maneira mais democrática possível, a criação coletiva de seus espetáculos.

O grupo produziu 14 peças de teatro, programas de rádio e várias cenas curtas. Estiveram em festivais de teatro dentro e fora do Brasil e é referência da comédia curitibana em outras cidades.


O grupo também promove o Projeto Curitiba Improvisa, primeiro festival de Improviso do Sul do Brasil, reunião espetáculos de várias áreas (teatro, dança, música, artes visuais) que trabalham a partir da improvisação. Em sua cidade sede oferecem cursos de teatro, improvisação, palhaço e música.
 

Espetáculos realizados pelo Grupo:
2000 - Amores e Sacanagens Urbanas
2001 - Amores e Sacanagens: Edição Especial
2004 - Pequenas Caquinhas
2005 - Esteriotipacionices
2006 - Dimensão Desconhecida (co-produção com a Vigor Mortis - Curitiba-PR)
2007 - Porcus
2008 - Contos Proibidos de Antropofocus
2010 - Improfocus
2012 - Não se preocupe: é apenas o fim do mundo
2013 - Resta 1 (co-produção com a ImproDnA - São Paulo-SP)
2015 - Histórias Extraordinéditas
2016 - No Dia Seguinte - A Quase História da Tevê Brasileira
2019 - Justo Hoje!
2020 – Deixe seus Problemas Lá Fora (espetáculo em vídeo, durante a pandemia)

2021 - Leituras 3x4: Três Leituras de dramaturgos de comédia brasileiros, realizadas em vídeo devido a pandemia. Foram elas:

  • Temporada de Caça - Dimis

  • Entre Nós - João Sanches

  • Desculpa: uma inconveniência em seis partes - Vana Medeiros

2023 - PELA HORA DA MORTE

2024 - A EVOLUÇÃO DO "OI" (projeto em andamento)

 

Programa de Rádio
- 2005 / 2006: “DeVina Comédia” - programa de rádio feito para a Lumem FM

 

Festivais (realização e produção)
- 2016: Curitiba Improvisa – Festival de Improviso, realizado em três etapas ao longo do ano.
Cada etapa realizado num espaço diferente;
- 2017: Curitiba Improvisa – Festival de Improviso. Edição realizada promovendo intercambio entre diversas linguagens artísticas.

Projeto de Investigação artística
Projeto de pesquisa - PSIU - A DRAMATURGIA DO SILÊNCIO, em que ao longo de um ano
investigamos a comédia sem o uso de qualquer tipo de som, com a participação de mestres da
comunicação corporal, para o desenvolvimento da pesquisa:
- Ana Teixeira (AMOK – RJ) – Mímica Corporal e Fisicalidade
- Wilson Sagae (Shukikan – Curitiba) – Consciência Corporal
- Alfabetização em LIBRAS
Ao final do processo de pesquisa o grupo montou uma oficina de teatro com foco na comicidade para pessoas surdas.


Publicação
- 2009: Artigos produzidos pelo projeto PSIU! A DRAMATURGIA DO SILÊNCIO, realizado através do Edital de Pesquisa de Linguagem Teatral da Fundação Cultural. O objetivo era pesquisar as possibilidades da comédia sem o uso da voz e encontrar formas teatrais que servissem igualmente para ser assistidas por ouvintes e surdos, sem distinção de conteúdo e necessidade de intérprete.


Promoção de Cursos com mestres nacionais & Internacionais em Curitiba (2009 a 2020)
Em todos os seus projetos o Antropofocus convida professores para aprimorar as técnicas do coletivo e sempre buscamos formas destes Mestres ofereçam seus conhecimentos para artistas da nossa cidade. De 2009 até agora já conseguimos promover na cidade cursos/palestras com:

  • os canadenses Frank Totino e Shaw Kinley

  •  os colombianos Gustavo Miranda, Andrés Giraldo e Adriana Ospina

  • o venezuelano Isaac Luy

  • o argentino Omar Galván Argetino

  • os brasileiros Daniel Nascimento, Márcio Ballas, Marco Gonçalves, Ana Teixeira, Rafael Pimenta e Allan Benatti

Encontro de ex-alunos (2013 a 2020)
Encontros realizados na sede do Antropofocus, gratuitamente, aberto a alunos de diferentes turmas, com o intuito de exercitar juntos os conceitos aprendidos no curso. Uma ação de intercambio, manutenção dos princípios trabalhos e pesquisado no Antropofocus e fortalecimento da arte como movimento transformador e de integração.

 

Cine de Terça (2017)
Cineclube realizado no espaço do Antropofocus, aberto a comunidade, com uma seleção de filmes de diferentes concepções de comédia, com um bate-papo no final sobre as estéticas do
filme apresentado e também os caminhos e as possibilidades de criação de humor.


Lives Artísticas (2020)
Com a chegada da pandemia e a suspensão das atividades culturais como medida de segurança, o Antropofocus deu continuidade as suas ações artísticas e também as comemorações de 20 anos de trajetória, com uma série de ações online para manter o contato com o público e também se propor a novos desafios nessa relação com o espaço virtual.
- Lives sobre criação dos espetáculos do grupo com a participação de convidados (artistas-criadores que fizeram parte das montagens);
- Apresentação dos espetáculos de repertório seguido de bate-papo.

 

Prêmios

2003

  • Prêmio Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná de melhor ator com o espetáculo AMOR E SACANAGENS URBANAS

  • Indicado ao Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná, na categoria de direção com espetáculo AMORES E SACANAGENS URBANAS

2005

  • Prêmio de Destaque do Festival de Teatro de Curitiba – Fringe com espetáculo PEQUENAS CAQUINHAS

2007

  • Prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro Isnard Azevedo em Florianópolis com espetáculo PEQUENAS CAQUINHAS

2008

  • Indicado ao Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná na categoria de Melhor iluminação, com o Espetáculo CONTOS PROIBIDOS DE ANTROPOFOCUS

2011

  • Prêmio de Melhor Sonoplastia no Festival de Pindamonhangaba, com o espetáculo CONTOS PROIBIDOS DE ANTROPOFOCUS

2012

  • Prêmio Myriam Muniz com o Projeto de circulação “De Volta pra Casa”

2016

  • Prêmio Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná de Melhor Atriz com espetáculo NO DIA SEGUINTE – A QUASE HISTÓRIA DA TEVE BRASILEIRA

  • 6 indicações ao Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná, nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino, com espetáculo NO DIA SEGUINTE – A QUASE HISTÓRIA DA TV
    BRASILEIRA

2019

  • 03 indicações ao Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná, nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Cenário e Figurino com espetáculo JUSTO HOJE!

2020

  • Prêmio de Melhor Espetáculo na categoria Adulto, no Festival de Teatro de Viçosa – FESTEVI, em Viçosa / MG, para CONTOS PROIBIDOS DE ANTROPOFOCUS

2023

  • Troféu Gralha Azul – Melhores do Paraná - Dois Prêmios - Melhor Direção e Cenário, com o espetáculo Pela Hora da Morte

  • Sete indicações: Melhor Espetáculo, Texto, Direção, Atriz Coadjuvante, Cenário, Sonoplastia e Iluminação com o espetáculo Pela Hora da Morte

Entre em contato

Edran Mariano - produtor

+55 41 99955-9172

Andrei Moscheto - diretor

+55 41 99655-9669

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

Obrigado

bottom of page